Como submeter

Jornal, If it walks like a duck and it talks like a duck, it’s a duck é uma publicação semestral. O tema de cada jornal e os prazos de submissão para os artigos peer review são divulgados atempadamente nas redes sociais associadas ao LIDA e à ESAD.CR, são também partilhados com os gabinetes de comunicação de outras instituições congéneres.

Os artigos para revisão entre pares são recebidos pela coordenação do Jornal, que os distribui anonimamente pela comissão científica e, em determinados números, pelos consultores. Os artigos serão aceites, mediante propostas de revisão ou recusados. A selecção dos artigos terá como critério o rigor e originalidade da abordagem e metodologia, qualidade da escrita e a sua relevância no contexto proposto. No que respeita os artigos recusados, não será disponibilizada justificação ou relatório sobre a decisão tomada.

CALENDÁRIO

Abril-Maio 2023 – divulgação da chamada de trabalhos para o Jornal #5.

30 de Julho 2023 – Prazo para entrega de artigos. 

Setembro 2023 – comunicação dos artigos selecionados

Novembro 2023 – lançamento do jornal. 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

São aceites textos originais em português, inglês e francês desde que produzidos por pesquisadores nativos destes idiomas. Os ficheiros não devem exceder os 2MB.
Organização do documento: título em bold; breve resumo com o máximo de 350 caracteres; 5 palavras-chave destacadas do bloco de texto. Estes 3 elementos devem ser redigidos em português e inglês. Todas as citações e referências bibliográficas devem seguir a norma APA.
Aspectos formais: Os textos devem ser redigidos com recurso a um editor de texto (word ou RTF, por exemplo) com o formato docx ou doc, no formato de uma página A4, e ter no mínimo 1.800 e no máximo 2.100 palavras.  A fonte utilizada deve ser Arial 11 p., o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 e o texto deve ser justificado.
Menção da autoria: aquando da submissão, o nome do/a autor/a deve ser omitido. Posteriormente, na publicação dos artigos aceites, o nome será incluído assim como uma apresentação de -no máximo- 3 linhas. Estas 3 linhas devem mencionar a instituição à qual está vinculado/a, o endereço do website pessoal e/ou da página ORCID.


DIREITOS AUTORAIS

Os artigos publicados pelo Jornal são de acesso gratuito e sem fins comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos ao Jornal e aos autores dos artigos. O/a autor/a compromete-se a referir o Jornal quando e se publicar o texto em outro periódico ou livro, mencionado que este foi publicado originalmente em Jornal, If it walks like a duck and it talks like a duck, it’s a duck (número e ano)


Nota final: O plágio constitui um comportamento anti-ético e é inadmissível. Qualquer artigo submetido que tenha passagens de outros autores sem a eles fazer referência serão automaticamente excluídos.