Jornal 6

Editorial

Ver ou ler?  Ver em silêncio ou ler em voz alta? Derivamos das imagens para a escrita ou das palavras para as imagens? E este desenho, anguloso ou redondo das palavras manuscritas, que tanto revela dos nossos humores? 

Em 1975, Hatherly inicia A reinvenção da leitura explicando que nunca podemos dissociar o texto do seu aspecto pictórico: Percorrendo a história mundial das imagens produzidas pelo homem, encontraremos quase sempre paralelamente escrita e imagem, sendo muitas vezes uma a outra. 

Poesia Visual é o tema do Jornal 6, este número profusamente ilustrado, que pretende esbater hierarquias entre leitura-visualidade; o assunto está longe de se esgotar.

Em A Proposição 2.01, Poesia Experimental (ed. Ulisseia, 1965), E. M. de Melo e Castro diz que na Poesia experimental entra-se em contacto directo com o leitor-espectador através de objectos, cartazes, intervenções, acções públicas, máquinas, etc., etc.  Convidámos Margarida Moreira Martins a partilhar algumas páginas do seu caderno de encargos, um trabalho em curso de desenvolvimento no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas na ESAD.CR.  Anotações sentimentais, por vezes provocatórias, dramáticas páginas de humor romântico. 

Nuno Fragata, autor de banda-desenhada, ilustrador e artista visual, escreveu A Raven, swings from the Chandelier, ensaio seleccionado por revisão cega. O texto tem como mote a criação de um Haiku, todavia deflecte sobre poesia e banda-desenhada, os assuntos de eleição, que Nuno Fragata ensina em diferentes cursos na ESAD.CR. 

Paula Guibert Roset, que connosco colaborou no Jornal 2, enviou-nos SORRY I’M SOOO HAPPY que documenta parcialmente uma recolha fotográfica feita em 2022. Este ensaio visual, impresso nas páginas centrais, foi igualmente selecionado por revisão cega.  

E, por fim, Rodrigo Silva, bibliófilo e leitor voraz, que para o Jornal 0 escreveu 43 Apotegmas secretos sobre a biblioteca perfeita, oferece-nos Fragmentos órficos sobre a poesia, lembrando-nos que a poesia é o espaço da liberdade de ser e de existir.

O Jornal 7 será lançado no início do próximo ano académico e será um número especial pois, ao contrário do procedimento habitual, não haverá uma chamada de trabalhos junto à comunidade académica. Cada membro da Comissão Científica – Ana João Romana, Catarina Leitão, Isabel Baraona e Susana Gaudêncio, irá convidar um/a artista e um/a estudante da ESAD.CR e da EEAD – Universidade do Minho, a partilhar um texto sobre a sua prática enquanto fazedor/a e editor/a de livros e edições de autor e afins, e a conceber um ensaio visual em torno destas publicações.  Será uma co-edição a 8 mãos, a fim de reforçar laços entre diferentes gerações de amantes de livros de artista e entre instituições.  Admiradoras de Roma Publications, sabemos há muitos anos que os livros fazem amigos.

Até Setembro!

Isabel Baraona

Download Jornal 6