Jornal 4

Editorial

Para a esta edição do Jornal, if it walks like a duck and it talks like a duck, it’s a duck, lançámos uma chamada de trabalhos com vista a recolher propostas onde se pensassem questões relacionadas com a experiência material e háptica da leitura. Na minha prática artística e, em particular, na minha produção de livros de artista, tenho vindo a explorar a relação entre o desenho, a tridimensionalidade e o movimento. É desse lugar que surge o desejo de alargar o diálogo em torno destes temas, convocando propostas que se debrucem sobre a leitura, o livro como objeto material, e a relação entre imagem, espaço, movimento e texto.

Entre as várias contribuições recebidas, a comissão científica selecionou, por revisão cega, três ensaios escritos e um ensaio visual. 

Joana Imaginário desenvolve uma prática artística que cruza a escultura, o livro de artista e o cinema de animação. É a partir da reflexão sobre um dos seus filmes de animação, A casa para guardar o tempo, que a autora nos oferece um olhar sobre o encontro entre o tempo e espaço da leitura e o campo das artes visuais, o livro e o cinema.  

Catarina Real, artista e investigadora, tem uma prática multidisciplinar e colaborativa na qual cruza a pintura, a escrita e a coreografia. A autora toma como ponto de partida o encontro com o livro ilustrado de Maria Gabriela Llansol, Lisboaleipzig, para, nas suas palavras, num registo ensaístico livre, autoteorético e performativo pensar a relação entre imagem e texto; respectivas autonomias, subordinações e impurezas.

Maria Fradinho é artista plástica. Neste momento prepara a sua tese de Mestrado em Artes Plásticas na ESAD.CR e dedica-se ao restauro de livros.  A autora apresenta-nos uma reflexão sobre a sua prática artística, partilhando as suas inquietações em torno da experiência do desenho, do viajar e caminhar. 

O ensaio visual selecionado é assinado pelo artista plástico Miguel Ângelo Marques. Impresso nas páginas centrais desta edição, o ensaio surge a partir de um «arquivo de pinturas em devir», como descreve o autor. No formato de um atlas digital, esta composição é uma das produções associadas a um trabalho de investigação que culminou na sua tese de mestrado, defendida recentemente na ESAD.CR, com o título Pintura e Arquivo rumo a uma ecologia das imagens.

A próxima edição do Jornal terá a coordenação editorial da Ana João Romana. O tema da chamada de trabalhos é: publicação como protesto.

Catarina Leitão

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